Qualidade e Certificações

  • Politica de Gestão Integrada

    A USINA BATATAIS S/A – AÇÚCAR E ÁLCOOL, Unidades de Batatais e Lins, localizadas nas regiões nordeste e centro-oeste do Estado de São Paulo, respectivamente, produzem Açúcar Cristal e Etanol, através da matéria-prima cana-de-açúcar, buscando excelência e melhoria contínua de seus processos e produtos, assumindo o compromisso de:

    Atender às necessidades e expectativas dos clientes, desenvolvendo produtos de qualidade e seguros a saúde do consumidor.

    Conduzir o negócio de forma ética, responsável e sustentável em todas as atividades e relacionamentos de negócios.

    Atuar preventivamente junto aos potenciais riscos ambientais, adotando as melhores tecnologias para prevenir a poluição e controlar os aspectos ambientais significativos.

    Manter os locais de trabalho saudáveis e seguros, para prevenir lesões e doenças dos trabalhadores e parceiros.

    Atender às legislações pertinentes e outros requisitos aplicáveis aos processos, produtos e serviços.

    Estimular a inovação tecnológica, através da capacitação contínua de todos os trabalhadores.

    Promover a comunicação de maneira eficaz, internamente e ao longo da cadeia produtiva.

    Aprimorar a relação com todos os colaboradores, fornecedores e demais partes interessadas, estimulando-os a desenvolver responsabilidade socioambiental.

    Valorizar as pessoas, promovendo práticas de gestão que aprimorem as competências, reconheçam os resultados individuais e coletivos e fortaleçam o comprometimento da força de trabalho com os objetivos e metas corporativas.

  • Boas práticas de fabricação

    As Boas Práticas de Fabricação é um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio dos alimentos, que abrange desde as matérias-primas até o produto final, sendo o principal objetivo do programa, garantir a integridade do alimento e a saúde do consumidor.

    As normas que estabelecem as chamadas Boas Práticas de Fabricação envolvem requisitos fundamentais que vão desde as instalações da indústria, passando por rigorosas regras de higiene pessoal e limpeza do local de trabalho e a descrição dos procedimentos envolvidos no processamento do produto.

  • Programa 5S

    Os “5S” são as iniciais de 5 palavras, criadas no Japão, que representam atitudes e comportamentos essenciais para se obter Qualidade Total em tudo o que se faz.

    Metodologia que visa mudar o comportamento das pessoas em relação a eliminação de desperdícios, prevenir riscos pessoais, de qualidade e meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho organizado, limpo e saudável, através da prática dos 5 sensos: Descarte, Organização, Limpeza, Padronização e Disciplina.

  • Certificado Etanol Verde

    As Usinas Batatais e Lins são certificadas no Etanol Verde desde o ano de 2007, quando o selo foi lançado.

    O Certificado Etanol Verde faz parte do Protocolo Agroambiental da Secretária Estadual no Meio Ambiente. O selo comprova que as empresas estão cumprindo o compromisso de produzir etanol de forma sustentável, respeitando os recursos naturais e controlando a poluição, sem descuidar da população da região, nem prejudicar o desenvolvimento regional.

    Os projetos para a certificação são analisados por um comitê, formado por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

  • APPCC

    APPCC - Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle é um sistema de segurança dos alimentos baseado na prevenção. Fornece um método sistemático para a análise dos processos da fabricação e manipulação dos alimentos, determinando perigos possíveis e assinalando os pontos de controle críticos necessários para impedir que um alimento inseguro chegue até o consumidor.

  • Certificação ABNT NBR ISO 22000

    A Usina Batatais S/A é certificada desde 2012 na Norma ABNT NBR ISO 22000 - Sistema de Segurança Alimentar. Esta norma especifica requisitos para um sistema de gestão da segurança de alimentos, cuja a organização precisa demonstrar sua habilidade em controlar os perigos, a fim de garantir que o alimento está seguro no momento do consumo humano.

    A norma certifica que a empresa possui em toda sua cadeia produtiva, ou seja, da lavoura (cana-de-açúcar) até o consumidor final, todas as informações sobre matérias-primas, insumos, todos os tipos de materiais ou processo que faça parte ou tenha influencia em qualquer etapa da cadeia produtiva. Com base nestes dados é possível ter a rastreabilidade completa do produto final (açúcar), conseguindo assim identificar e controlar os possíveis riscos e perigos de contaminações existentes em um processo produtivo.

    A certificação ISO 22000 traz ao cliente e consumidor a segurança de estar consumindo um produto seguro e de qualidade.

  • Certificação FSSC 22000

    Em novembro de 2013, a Usina Batatais foi certificada na FSSC - FOOD SAFETY SYSTEM CERTIFICATION 22000. Esta norma é atualmente a mais completa voltada a segurança de alimentos, pois abrange as normas ISO 22000, e as especificações técnicas dos PPRS - Programas de Pré-Requisitos (ISO/ TS 22002).

    A FSSC 22000 é reconhecida pela iniciativa global de segurança do alimento (GFSI). Isso permite que a organização utilize a norma FSSC 22000 para atender aos requisitos de diversos varejistas globais ou grandes marcas usando um único sistema de gestão da segurança de alimentos reconhecido internacionalmente.


Fatal error: Call to a member function release() on a non-object in /var/www/html/usinabatatais/public/quem-somos/qualidade-e-certificacoes/index.php on line 172