03/04/2013

Usinas passam a aproveitar fibra e bagaço da cana para produzir etanol

Produção de etanol no Brasil vai ganhar reforço

Depois de seis anos de estudo, cientistas do interior de São Paulo, desenvolveram uma nova tecnologia para aproveitar a fibra e o bagaço da cana-de-açúcar. Agora eles podem ser usados na produção de álcool. Até então a palha da cana voltava para a lavoura como fertilizante e o bagaço ia para as caldeiras para gerar energia elétrica.

De acordo com os pesquisadores, o chamado álcool de segunda geração é tão eficiente quanto o álcool feito da cana. E com uma vantagem: a produção duplica sem precisar aumentar a área plantada.

"É um álcool competitivo economicamente, e é competitivo também a nível ambiental", destaca Oswaldo Godoy Neto, gerente do projeto.

Nessa tecnologia inédita no Brasil, a palha e o bagaço passam por processos químicos no laboratório e o açúcar das fibras é isolado e separado. A partir daí, a fermentação e a destilação usam os mesmos equipamentos já existentes nas usinas.

Como a palha e o bagaço da cana podem ser estocados, as usinas podem operar na entressafra, período em que as indústrias ficavam paradas.

Vantajosa para o produtor, que vê a produção aumentar sem novos custos, é também lucrativa para o consumidor, que poderá encontrar combustível mais barato.

Fonte: Jornal Nacional
 

Compartilhe esta Notícia

Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar essas funções, você aceita o uso desses recursos. Consulte nossa política de privacidade.