Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar essas funções, você aceita o uso desses recursos. Consulte nossa política de privacidade.
10/04/2013
Copersucar se torna líder global em açúcar
A empresa comercializou 8 milhões de toneladas de açúcar na temporada
O Brasil é o maior fornecedor global de açúcar desde 1995, quando desbancou União Europeia e Austrália nas exportações da commodity. Há pelo menos dez anos liderado por tradings multinacionais, a última safra (2012/13) - encerrada em 31 de março -, definiu um novo panorama: a brasileira Copersucar assumiu a dianteira do mercado.
A Copersucar, que no fim do ano passado já havia se tornado a maior trading de etanol do mundo, ao comprar o controle da empresa americana EcoEnergy, comercializou 8 milhões de toneladas de açúcar na temporada, cerca de 1 milhão a mais que no ciclo anterior. Já a movimentação da Cargill (gigante do mercado), que chegou a 9 milhões de toneladas em 2011/12, caiu para cerca de 7 milhões de toneladas.
Conforme fontes da área, a estratégia da Cargill mudou após a queda de 56% em seu lucro líquido no exercício 2012, que começou em junho de 2011 e terminou em maio do ano passado. Pesaram nesse resultado negativo perdas em açúcar e algodão. No auge, a americana chegou a movimentar globalmente 12 milhões de toneladas.
Outra questão que pesou é a própria mudança do mercado brasileiro de produção e comercialização de açúcar: tradings viraram usinas e usinas se fortaleceram na venda direta ao destino. Além disso, a empresa perdeu espaço portuário.
O apetite menor da Cargill, cuja receita global total alcança US$ 133 bilhões, coincidiu com a maior agressividade da Copersucar, que deverá faturar R$ 16 bilhões na safra 2012/13. Nas últimas três safras, a brasileira expandiu sua originação de açúcar no Brasil de 5,2 milhões de toneladas (2009/10) para 8 milhões de toneladas (2012/11), com a produção garantida de suas sócias, que respondem por mais 85% do total.
A empresa ampliou a capacidade de seu terminal portuário de 5 milhões para 7,5 milhões de toneladas, que lhe trouxe a vantagem logística que faltava. Também abriu recentemente uma subsidiária na China para ganhar mercado na Ásia, em compras e vendas de açúcar.
Do total de 8 milhões de toneladas originadas em 2012/13 pela Copersucar, 6 milhões de toneladas foram embarcados ao exterior e 2 milhões, foram vendidos no mercado interno. Em 2013/14, a empresa pretende elevar seu volume total de açúcar para 9 milhões de toneladas. A Copersucar vende para as 12 maiores refinarias de açúcar do mundo sendo que, em algumas, é responsável por 60% a 70% do suprimento da commodity.
Fonte: Valor Econômico
Compartilhe esta Notícia