12/03/2015

Usina Batatais deve moer 3,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2015/ 2016

A expectativa é de aumento de 3% na produção de etanol em relação à última safra

A Usina Batatais estima que a moagem da safra 2015/2016 seja de 3,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. O número representa uma redução de 5% em relação à última safra, em que foram moídas 4,1 milhões de toneladas.

O longo período de estiagem e as altas temperaturas afetaram diretamente a produtividade do canavial, comprometendo as perspectivas em manter os números da safra 2014/2015, que apesar das mudanças climáticas atingiu uma boa eficiência em número de dias de moagem.

Na Usina Batatais, que tem 99% do processo de colheita mecanizado, a previsão de término da safra é em 15 de dezembro, totalizando 282 dias.

Na filial em Lins, a expectativa é de 2,25 milhões de toneladas, redução de 0,8% em relação ao ano anterior. Para o grupo, a redução é de 3,5%, totalizando 6,1 milhões de toneladas.

Nesta safra, o mix de produção da Usina Batatais e a filial Lins, será 42% para açúcar e 58% para etanol. Somente em Batatais, a expectativa é que sejam produzidos 50% de açúcar e 50% de etanol.

A companhia conta hoje com 3.477 colaboradores, sendo que 1.992 somente na unidade Batatais, mantendo-se como a maior empregadora do município.

A Responsabilidade Ambiental da Usina Batatais abrange desde o uso responsável do solo, com a mecanização da colheita da cana-de-açúcar até a reutilização de resíduos do processo produtivo, bem com a preservação dos recursos naturais existentes.

 

2ª Etapa do Programa de Adequação Ambiental
Em maio de 2014, a Usina Batatais apresentou 2ª Etapa do Programa de Adequação Ambiental das Áreas de Preservação Permanente em parceria com o Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal - LERF da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP).

De acordo com o levantamento feito pela Esalq, nessa segunda etapa o programa prevê o plantio de mudas de árvores em 348 propriedades rurais, abrangendo 1.200 hectares de áreas com obrigatoriedade de recomposição, num total de aproximadamente 48.000 hectares de áreas analisadas pelo projeto, que a empresa utiliza para plantio de cana-de-açúcar na região de Batatais (SP), distribuídas em 10 municípios.

São plantadas anualmente mais de 200 mil mudas na região de Batatais, sendo 150 mil formadas em viveiro próprio e 50 mil são compradas de instituições beneficentes do município.

O Programa de Adequação Ambiental das Usinas Batatais e Lins já completou o plantio de cerca de 2 milhões de mudas de árvores, somando até o momento, um investimento de R$ 14 milhões.
 


Elizabete Martins - Departamento de Comunicação
Usina Batatais 
 

Compartilhe esta Notícia

Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar essas funções, você aceita o uso desses recursos. Consulte nossa política de privacidade.