01/10/2015

Etanol sobe 7% nas usinas paulistas após alta da gasolina nas refinarias

 

A alta de 6% do preço da gasolina nas refinarias, anunciada na noite de terça-feira (29), e o repasse já feito nas bombas pressionaram o valor do etanol hidratado nas usinas de São Paulo. O dia nas usinas fechou com alta de 7,05%, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP).

De acordo com o indicador diário, o litro do combustível renovável foi negociado nesta quarta-feira (30), em média, a R$ 1,3895. Com o aumento, a alta acumulada apenas esta semana já chega a 12,7% ou a R$ 0,157 por litro.

Segundo o Cepea, como o preço do etanol é competitivo economicamente até 70% do valor cobrado pela gasolina nas bombas, a alta no combustível de petróleo puxou o aumento no preço do álcool.

Outro fator de pressão no preço do etanol são as chuvas no Centro-Sul que interromperam a colheita da cana-de-açúcar e prejudicaram a fabricação do combustível em regiões tradicionais, limitando assim a oferta.


Aumento nos combutíveis

Nesta terça-feira (29), a Petrobras anunciou que realizou reajustes nos preços de venda da gasolina e do diesel nas refinarias. O aumento anunciado para a gasolina foi de 6% e para o diesel, de 4%. Os novos valores entraram em vigor nesta quarta-feira (30).

Em novembro de 2014, a Petrobras já havia aumentado o preço de venda nas refinarias da gasolina e do diesel, com altas de 3% e 5%, respectivamente. Em janeiro de 2015, a tributação incidente sobre a gasolina e o diesel também foi elevada, conforme o decreto presidencial 8.395, publicado no "Diário Oficial da União".

 

Fonte: Estadão Conteúdo. Texto extraído do Portal G1

Compartilhe esta Notícia

Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar essas funções, você aceita o uso desses recursos. Consulte nossa política de privacidade.