14/09/2021

Ameaças ambientais são maior desafio aos direitos humanos, diz ONU

 Recentes eventos climáticos "extremos e mortíferos", como inundações na Alemanha e incêndios florestais na Califórnia.


"Precisamos definir um padrão mais alto -- de fato, nosso futuro comum depende disso", acrescentou ela.

Seus comentários foram feitos na sessão de abertura da sessão, que acontece de 13 de setembro a 8 de outubro, do Conselho de Direitos Humanos, onde temas relacionados às mudanças climáticas devem ser centrais, ao lado de debates sobre violações de direitos no Afeganistão, Mianmar e Tigré, na Etiópia. No mesmo discurso, ela expressou preocupação com os ataques aos povos indígenas no Brasil por garimpeiros ilegais na Amazônia.

Diplomatas em Genebra disseram à Reuters que são esperadas duas novas resoluções sobre o meio ambiente, incluindo uma que criaria um novo relator especial sobre Mudanças Climáticas e outra que criaria um novo direito a um meio ambiente seguro, limpo, saudável e sustentável.

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, expressou nesta segunda-feira apoio à primeira ideia, que ainda não foi formalmente apresentada em forma de esboço. "A mudança climática afeta praticamente todos os direitos humanos", disse ele.

Marc Limon, do think-tank Universal Rights Group, disse que o reconhecimento por parte do conselho do direito a um meio ambiente saudável seria uma "boa notícia". "Isso capacitaria os indivíduos a proteger o meio ambiente e combater as mudanças climáticas", disse ele.

As decisões tomadas pelos 47 membros do Conselho não são juridicamente vinculantes, mas têm peso político.
 
 
 
Notícias de outros veículos não refletem necessariamente a visão da Usina Batatais.
 
 

Fonte: Reuters, texto extraído do portal Brasilagro

Compartilhe esta Notícia

Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar essas funções, você aceita o uso desses recursos. Consulte nossa política de privacidade.